Apresentando a Lojinha Naiara Santi
dezembro 26, 2024O inverno chegou e com eles as temperaturas em algumas regiões do país viraram um problema na cura da resina, a temperatura do ambiente influencia muito na cura da resina. Mas você sabe qual o tempo de cura verdadeiro de sua peça?
Para irmos nos acostumando com os termos comuns usados no mundo da resina, primeiro vamos esclarecer que o tempo que a resina leva para secar também é conhecido como “tempo de cura”.
Hoje o mercado oferece resinas de cura rápida sob luz UV, mas elas são mais caras e normalmente usadas em peças pequenininhas ou em doming. Vamos falar agora das resinas que não precisam da luz UV.
Normalmente os fabricante de resina colocam as informações técnicas das resinas para consulta em seus sites, mas via de regra, a maioria das resinas epóxi secam ao ponto de toque em até 24 horas após a mistura e o despejamento. A cura completa leva sete dias, mas você pode manusear seu projeto após as primeiras 24 horas se for cuidadosa.
Mas como eu posso acelerar o tempo de cura da minha peça? A resposta é: controlando a temperatura do ambiente.
As resinas, tanto a epóxi quanto a cristal, normalmente curam a uma temperatura ambiente de 25º Celsius, se a temperatura da sua região estiver abaixo disso você terá problemas em curar a resina, ela pode até curar mas as vezes fica com um aspecto feio e sem brilho.
Então como resolver?
Você precisa aumentar a temperatura da sala, quem tem um aquecedor de ambiente pode se aquecer enquanto aquece a peça, mas a forma mais simples é acender uma lâmpada em cima da peça. Mas entenda, não é a luz que vai acelerar a cura, é a temperatura, então não adianta usar lâmpadas LED, você precisa usar uma lâmpada incandescente comum, aquela antiga que todas tínhamos em casa.

Figura 1- Fonte internet
Use uma luminária simples que permita aproximar e afastar a lâmpada da peça, use um termômetro comum para medir a temperatura e deixa ela secar.

Figura 2 – Fonte internet
Cuidado para não deixar muito quente, se a lâmpada estiver muito perto da peça ela pode esquentar demais e derreter o molde ou a resina pode ferver e você perder o trabalho, por isso é importante usar um termômetro ao lado da peça, a temperatura deve ficar acima de 25ºC e não muito acima de 30º para não prejudicar a peça.
Se você fizer tudo isso dentro de uma caixa de madeira, ela receberá o nome de estufa, que além de aquecer a peça para a cura da resina, ela também protegerá de poeiras que podem vir com o vento e contaminar sua resina.